terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Fiéis celebram Dia de São Sebastião em Bom Jardim

Os fiéis bonjardinenses se reuniram na noite de ontem, 20, para celebrar a memória de um dos santos mais populares da Igreja Católica, São Sebastião; santo protetor contra os diversos males que flagelam a humanidade.


São Sebastião era Capitão da Guarda do Imperador Diocleciano. Mesmo conhecendo melhor que ninguém o risco que ia correr, pediu para ser admitido como cristão. Passou pelo catecumenato, foi instruído sobre os compromissos da fé, e recebeu conscientemente o Batismo. Foi com a mesma coragem e fortaleza com que servia antes a seu senhor temporal, que Sebastião, depois, a ele resistiu, quando ameaçado de morte por causa das práticas e convicções religiosas. Em virtude do seu amor por Jesus Cristo, Sebastião foi duplamente martirizado; morto impiedosamente no ano de 288.

A Solenidade do Glorioso Mártir São Sebastião, realizada todos os anos na Capela de São Sebastião, sempre no dia 20 de janeiro, é conhecida entre os fiéis como a “preparação” para a tradicional novena do santo que transcorre no período de 24/01 a 02/02, completando, este ano, seus 88 anos de realização em virtude de uma promessa fortalecida pela Senhora Otília Engrácia de Oliveira (Tila), em decorrência do livramento da Peste Bubônica que assolava toda região.

Durante homilia, Pe. Elias Roque elucidou sobre o vigoroso exemplo de cristão exercido destemidamente pelo jovem Sebastião, que ofereceu a sua própria vida por amor a Jesus Cristo.

“Mesmo sofrendo as dores do martírio, Sebastião nunca desistiu da sua fé. Foi perseguido, preso, torturado e morto, tendo a convicção de que encontrou em Jesus Cristo a sua santificação. É este exemplo que devemos tomá-lo como meta de vida cristã. Costumamos desistir da nossa fé, nos afastando da Igreja por tão pouco... E Sebastião foi capaz de enfrentar o martírio com intrepidez, crendo na sua fé até as últimas consequências. Professemos incansavelmente este Deus o qual Sebastião foi capaz de oferecer a sua própria vida, para que, através deste exemplo, possamos também alcançar em Cristo a salvação.” Elucidou o pároco.

No término da celebração, animada pelos integrantes do Grupo Terço dos Homens, os fiéis desfrutaram de uma belíssima mensagem de fé na voz da paroquiana Vânia Lima, acompanhada do seu filho, Arthur Lima, interpretando a canção “Milagre da Flecha”.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário