sábado, 25 de janeiro de 2014

Procissão da Bandeira e Celebração Eucarística abrem Novenário do Glorioso Mártir São Sebastião

A devoção ao Glorioso Mártir São Sebastião reuniu centenas de fiéis pelas principais ruas de Bom Jardim na noite de ontem, 24, participando da Procissão da Bandeira e Celebração Eucarística, abrindo com júbilo o novenário em preparação para a grandiosa festa, que tradicionalmente acontece no dia 2 de fevereiro.


Com o tema: “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia”, a Tradicional Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, na sua 88ª edição, segue até o início de fevereiro com a proposta de instruir os fiéis sobre a questão paroquial.

Segundo o nosso pároco, Pe. Elias Roque, o tema proporcionará uma significativa reflexão diária sobre os desafios da evangelização no contexto atual da história da Igreja em nível paroquial.

O texto preparatório da 51ª Assembleia Geral da CNBB, no nº 112, afirma que “a renovação paroquial e a revitalização das comunidades exigem novas formas de evangelizar tanto o meio urbano como o rural. Apesar de as comunidades rurais estarem distantes dos centros geradores da nova cultura urbana, em vista do fácil acesso às informações, também nessas áreas crescem os problemas de vínculo comunitário. Assim, se multiplicam os grupos religiosos novos, por atenderem às demandas imediatas dos indivíduos. É urgente pensar novas estruturas pastorais, inclusive em meios rurais, de modo que cuidem das pessoas na atual cultura”.

O dia festivo, patrocinado pelo Exmo. Sr. Jonathas Miguel Arruda Barbosa (juiz da festa), e sua Ilmª. esposa, a Srª. Erivânia Maria Ribeiro Barbosa (juíza da bandeira), e demais famílias patrocinadoras da primeira noite do novenário, contou ainda com a tradicional alvorada dos músicos do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense, como também apresentações culturais no Pátio de Eventos João Salvino Barbosa.

Durante homilia, Pe. Elias Roque, presidente da celebração, convocou os bonjardinenses para vivenciarem ativamente todo o novenário, imbuídos no sentimento de fé e compromisso com a evangelização paroquial.

“Iniciamos mais uma caminhada em preparação para a grandiosa festa de São Sebastião. Este novenário é bastante propício para fazermos uma intensa e transformadora experiência com Deus. Sabemos que as festividades são cercadas de outros atrativos, porém, não podemos esquecer em hipótese alguma o grande protagonista da festa, Jesus Cristo, presente na Eucaristia. Caminhemos participando ativamente de todas as nove noites de celebração, em comunhão com o testemunho fidedigno do Glorioso São Sebastião, que ofereceu a sua própria vida por amor a Jesus Cristo.” Frisou o nosso pároco.

A programação religiosa continua hoje, 25, com a recitação do Santo Terço às 18h30, seguida pela Celebração Eucarística sob o patrocínio das Comunidades Rurais do município.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário