sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

A devoção a São Sebastião, em Bom Jardim

Em meados de 1925, a peste bubônica assolava toda a região, pondo em risco a vida de muitas pessoas.


Conforme a tradição do lugar, a peste bubônica atingiu a Vila de Queimadas, hoje município de Orobó, consequentemente a Comunidade de Tamboatá, as imediações do Engenho Passassunga e a Comunidade de Bizarra.

Em decorrência do temor e da preocupação causados pela peste, surgiu a ideia de fazer uma promessa para evitar a terrível ameaça. O Sr. Napoleão Gonçalves Souto Maior, sugeriu à Dona Maria de Jesus, sua esposa, fazer uma promessa a São Sebastião, para interceder a Deus contra a peste bubônica, já que o santo mártir é protetor contra as epidemias, fome e guerra.

Caso fossem atendidos, teriam que pedir esmolas de porta em porta, para distribuir entre as famílias carentes do lugar. Desesperados, sem saber o que fazer, resolveram aceitar de Dona Júlia do Nascimento a sugestão de rezar, todos os anos, um novenário em louvor a São Sebastião. A verdade é que a epidemia não atingiu a cidade de Bom Jardim.

A festa entusiasmou muita gente, em especial, a Senhorita Otília Engrácia de Oliveira (Tila), que deixou em segundo plano as suas atividades na igreja matriz, para dedicar-se exclusivamente à novena do santo.

Em 1926, foi realizada a primeira Missa/festa em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião, tido como co-padroeiro do município.

Trecho adaptado do Livro “Histórias da Festa de São Sebastião” / Paróquia de Sant'Ana Bom Jardim - Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário