domingo, 28 de janeiro de 2018

Oração da Novena, Procissão e Celebração da Eucaristia marcam o Quarto Dia do Novenário da 92ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, em Bom Jardim

Uma multidão de fiéis e centenas de veículos ganharam as ruas do município de Bom Jardim, no Agreste pernambucano, para celebrar a memória de São Cristóvão, padroeiro dos condutores de veículos, dentro da programação do Quarto Dia do Novenário da 92ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, celebrado na noite do último sábado (27), na Capela de São Sebastião (Centro).


A devoção a São Cristóvão é uma das mais antigas e populares da Igreja. Muito conhecido pelo episódio da criança no rio (carregador de Cristo), São Cristóvão é considerado o padroeiro dos motoristas, condutores e viajantes, já que um dia carregou o menino Jesus nos ombros. Sua imagem representa exatamente esse momento: o menino Jesus em seus ombros e o cajado na mão.

A tradicional “Noite dos Motoristas” contou com a Oração da Novena, Procissão de São Cristóvão, saindo da encruzilhada, e Celebração da Eucaristia, presidida pelo Pe. Cleydson da Silva Ferreira, Vigário Paroquial da Paróquia de São José – Surubim, e concelebrada pelos Padres Severino Fernandes (Pároco), Jorge Sousa (Vigário Paroquial) e Marcos Antônio (Diocese de Alagoinhas – BA).

Para 2018, algumas mudanças foram estabelecidas pela Comissão Organizadora da Festa em comunhão com os Juízes do Andor de São Cristóvão, com o objetivo de promover uma melhor catequese e participação dos condutores de veículos na Celebração do Quarto Dia do Novenário em preparação para a 92ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião – “Noite dos Motoristas e Motoqueiros”.

“Em diversas Paróquias por onde passei, identifiquei a necessidade de catequizar e a importância de vivenciar a liturgia do dia patrocinado pelos motoristas e motoqueiros, nas tradicionais festas, pelos próprios condutores de veículos. Portanto, a tradicional bênção aos motoristas e motoqueiros, para ganhar um autêntico sentido, principalmente dentro da vivência litúrgica do Quarto Dia do Novenário, foi conferida no término da Santa Missa àqueles que realmente participaram. Sendo assim, voltamos o nosso olhar para Quem realmente celebramos durante todo o novenário e dia da festa: Jesus Cristo, fonte de toda santidade”, destacou Pe. Severino Fernandes, Pároco de Bom Jardim.

O novenário se estenderá até a próxima quinta-feira, dia 01 de fevereiro, sendo o dia 2 de fevereiro a grande festa em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário