quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

Paróquia de Sant’Ana anuncia mudança para a 92ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião

A Paróquia de Sant’Ana emitiu aos paroquianos uma nota, na manhã desta quinta-feira (11), por meio da sua página na rede social Facebook, sobre a mudança para a 92ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião.

O principal beneficiado com a mudança será o Quarto Dia do Novenário – “Noite dos Motoristas e Motoqueiros”, que, tradicionalmente, acontece no sábado após o início da Novena. Neste ano de 2018, a “Noite dos Motoristas” realizar-se-á no dia 27 de janeiro, com a Procissão conduzindo a Imagem de São Cristóvão, saindo da Encruzilhada, às 18h00, rumo à Capela de São Sebastião (Centro), onde acontecerá a celebração da Santa Missa.


A sugestão partiu de um paroquiano, e foi bem acolhida pelos Padres Severino Fernandes (Pároco) e Jorge Sousa (Vigário Paroquial), pela Comissão Organizadora e pelos Juízes do Andor de São Cristóvão e demais Juízes, Noiteiros e Coordenadores de Grupos, Pastorais e Movimentos, presentes na reunião que definiu as atribuições dos comprometidos com a organização da 92ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, realizada na última terça-feira (9), no Centro de Pastoral Cônego Antonio Gonçalves.

Confira, na íntegra, o comunicado:

Nota aos Paroquianos

              Com o objetivo de promover uma melhor catequese e participação dos condutores de veículos na Celebração do Quarto Dia do Novenário em preparação para a 92ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião – “Noite dos Motoristas e Motoqueiros”, no dia 27 de janeiro de 2018, foi definido pela Comissão Organizadora e acordado com os Juízes do Andor de São Cristóvão, que a tradicional Bênção dos Motoristas e Motoqueiros, até então conferida através de aspersão dos veículos durante a passagem da Procissão pela Praça de São Sebastião (Centro), será unicamente conferida no término da Celebração Eucarística àqueles que participarem e estiverem, consequentemente, sob posse da chave dos seus respectivos veículos. A medida de caráter catequético tem o total respaldo dos Padres Severino Fernandes (Pároco) e Jorge Sousa (Vigário Paroquial), estando a mesma em vigor a partir deste ano de 2018, para uma melhor vivência litúrgica da festividade.

Desde já, agradecemos a compreensão de todos.

“Em diversas Paróquias por onde passei, identifiquei a necessidade de catequizar e a importância de vivenciar a liturgia do dia patrocinado pelos motoristas e motoqueiros, nas tradicionais festas, pelos próprios condutores de veículos. Portanto, a tradicional bênção aos motoristas e motoqueiros, para ganhar um autêntico sentido, principalmente dentro da vivência litúrgica do Quarto Dia do Novenário, será conferida no término da Santa Missa àqueles que realmente participarem. Sendo assim, voltaremos o nosso olhar para Quem realmente celebramos durante todo o novenário e dia da festa: Jesus Cristo, fonte de toda santidade”, destacou Pe. Severino Fernandes, Pároco da Paróquia de Sant’Ana.

Além da mudança com relação ao modo que será conferida a Bênção aos motoristas e motoqueiros, também foi discutido a organização da Procissão de São Cristóvão, ficando estabelecido que todos os veículos, com exceção da viatura policial, seguirão atrás do carro andor, para evitar possíveis transtornos no fluxo do cortejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário