domingo, 2 de junho de 2019

Solenidade da Ascensão do Senhor

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: “Assim está escrito: O Cristo sofrerá e ressuscitará dos mortos ao terceiro dia e no seu nome serão anunciados a conversão e o perdão dos pecados a todas as nações, começando por Jerusalém. Vós sereis testemunhas de tudo isso. Eu enviarei sobre vós aquele que meu Pai prometeu. Por isso, permanecei na cidade, até que sejais revestidos da força do alto”. Então Jesus levou-os para fora, até perto de Betânia. Ali ergueu as mãos e abençoou-os. Enquanto os abençoava, afastou-se deles e foi levado para o céu. Eles o adoraram. Em seguida voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus. (Lc 24,46-53)


Prostremo-nos sempre na presença do Senhor

Hoje, temos a alegria de celebrar a Ascensão de Jesus aos Céus! Após Sua Ressurreição gloriosa, Jesus permaneceu entre nós por 40 dias; depois, sobre a presença dos anjos, foi elevado à presença do Pai. A Ascensão de Jesus aos Céus é uma provocação para a nossa vida de discípulos e seguidores de Jesus. Primeiro, o Senhor, ao ir ao Céu, abençoa-nos. Ele se afasta, mas se faz presente quando nos reunimos e celebramos em Seu nome. Quando participamos da Eucaristia, é a presença viva e real d’Ele no meio de nós; quando amamos uns aos outros, Ele está no meio de nós. Há um fato teológico, real e concreto: Jesus, homem e glorificado, foi aos Céus; e os anjos estão dizendo que, da mesma forma que O vimos ir, veremos também Ele voltar. Jesus volta sempre quando O invocamos e vivemos tudo aquilo que citamos anteriormente, mas Ele voltará também para estabelecer o seu Reino glorioso no nosso meio. A vinda definitiva de Jesus a nós é uma realidade que nunca podemos ignorar. Ele virá para fazer do Céu e da Terra um só lugar, onde Ele reinará eternamente para os seus, para aqueles que levam, de verdade, a vida no Seu nome. Enquanto Jesus subia aos Céus, eles O adoraram. Os discípulos de Jesus são aqueles que adoram o Senhor, colocam-se na Sua presença e não adoram mais nada nem ninguém além de Jesus. Jesus é a nossa razão de viver, é nosso Senhor e Salvador, a Ele todo louvor, toda honra, glória e adoração do nosso coração. Por isso, prostremo-nos sempre na presença do Senhor para adorá-Lo, exaltá-Lo e glorificado. Quando adoramos o Senhor, uma alegria toma conta do nosso coração, é a alegria que tomou conta do coração deles, porque puderam voltar para Jerusalém sem medo, sem temores nem receios, porque O adoraram. Quando nós O adoramos, Ele permanece em nós, Ele fica conosco. Depois, a comunidade é sempre o templo para bendizer a Deus. Estamos indo aos nossos templos, nossas igrejas e capelas, mas, muitas vezes, não estamos bendizendo, louvando, exaltando, glorificando o Senhor nosso Deus. Ele é digno de ser adorado, glorificado e exaltado, porque está no meio de nós. Só não vive a presença real de Jesus quem não O adora, quem não bendiz Seu nome nem glorifica Sua majestade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário