sábado, 27 de julho de 2013

Encerramento da Festa da Excelsa Padroeira Sant’Ana

Na tarde de ontem, 26, a nossa comunidade paroquial se reuniu na Igreja Matriz para a segunda celebração do dia da Festa da Excelsa Padroeira Sant’Ana. As chuvas intensas cessaram no período da tarde, garantindo o brilhantismo da procissão e do show musical da Banda Kairós.


Com bandeirolas nas mãos, os fiéis lotaram a Igreja Matriz de Sant’Ana para participar da Santa Missa que antecedeu o cortejo com as imagens de Sant’Ana e São Joaquim pelas principais ruas da cidade.

A segunda Missa do dia, realizada às 16h30, foi presidida pelo Pe. Pedro Francisco, pároco da Paróquia de São Sebastião de Surubim, responsável pelo sermão de encerramento, dando conclusão a temática “Juventude, Fé e Vida”, tema geral da festa.

Após a Santa Missa, em sinal de peregrinação, foi dado início a procissão solene com as sagradas imagens de Sant’Ana e São Joaquim, símbolos da fé Católica que representam o testemunho dos santos da Igreja de Jesus Cristo.

Na chegada, a procissão foi recepcionada por uma belíssima queima de fogos seguida pelo sermão de encerramento do Pe. Pedro, que de forma categórica enfatizou os males que afetam a juventude e a família contemporânea.

“Hoje a sociedade parece se orgulhar da inversão dos valores morais. Há quem diga que levar uma vida conforme propõe a Igreja é retrógrado, sem graça, ou que não se aproveita o melhor da vida. Afinal, para onde está caminhando nossa sociedade?... Muitos são os jovens que estão se perdendo no pecado, aliciados pelo mundo que insiste em corromper a nossa juventude. O Santo Padre o Papa Francisco, em sua estadia no Brasil em decorrência da Jornada Mundial da Juventude, nos encoraja, dentro dos seus inúmeros gestos de humildade, ir ao encontro daqueles que necessitam urgentemente do nosso acolhimento. É a juventude que anseia por Jesus Cristo! E é Ele que, através do nosso testemunho missionário, arrebatará os corações dispersos, unindo-os na misericórdia infinita do Deus que incansavelmente nos perdoa. É preciso ter fé e perseverança. Deixar Deus agir em nossas vidas, para que se cumpram em nós suas promessas.” Frisou o sacerdote.

Após o sucinto e vigoroso sermão, Pe. Pedro conduziu o momento solene da bênção do Santíssimo Sacramento, que introduziu os fiéis num clima de interiorização e reflexão.

Em sequência, o nosso pároco, Pe. Elias Roque, proferiu os agradecimentos aos principais colaboradores da festa, anunciou os juízes do próximo ano e convocou os fiéis presentes para assistirem uma apresentação pirotécnica artesanalmente preparada pelo paroquiano Luiz.

Para encerrar em grande estilo, no pátio da Matriz de Sant’Ana, tivemos o louvor e a animação da Banda Kairós, fechando as festividades da excelsa padroeira, ano 2013.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário