quinta-feira, 18 de julho de 2013

Procissão da Bandeira e Celebração Eucarística abrem o Novenário da Excelsa Padroeira Sant’Ana

A nossa comunidade paroquial deu início na noite de ontem, 17, aos festejos alusivos à excelsa padroeira de Bom Jardim, a Senhora Sant’Ana. As celebrações seguem até o dia 26 de julho, sexta-feira, com uma programação que contará com a presença de sacerdotes, religiosos e leigos na realização da Novena de Sant’Ana, com temáticas pertinentes ao tema: Juventude, Fé e Vida.


Este ano, a Jornada Mundial da Juventude e o Ano da Fé foram fatores determinantes na escolha das temáticas diárias, que irá introduzir os fiéis na proposta do fortalecimento e vivificação da fé, atrelado ao vigor dos jovens e suas práticas dinâmicas de evangelização.

A noite festiva contou com a Procissão da Bandeira, saindo da residência do casal Dário e Maria José, juízes da festa, rumo à igreja matriz onde foi realizada a Missa Solene de abertura do novenário presidida pelo nosso ex-pároco Pe. José Mariano da Silva, mentor da reforma geral da Igreja Matriz de Sant’Ana em 2006/2007, concelebrada com os nossos sacerdotes, Pe. Elias Roque e Pe. Jorge Sousa.

Durante homilia, Pe. José Mariano foi categórico se tratando de fé autêntica e crendices populares. O sacerdote exortou os fiéis que para crer de fato em Jesus Cristo é preciso transcender do material, abdicar das simbologias infundadas e viver o Evangelho com compromisso e entusiasmo.

“A fé é nossa identidade cristã. É crendo nos ensinamentos da Santa Igreja que seremos saciados espiritualmente. A fé nos aproxima de Jesus Cristo de forma arrebatadora. Quem tem fé não só acredita como também vive e pratica esta fé cotidianamente. Só Jesus é capaz de aniquilar as maldades presentes no nosso dia-a-dia, nos fortalecendo para o combate infinito contra o pecado e suas armadilhas camufladas. É preciso que sejamos perseverantes na Palavra de Deus, Ela que é objetiva e não deixa lacunas em nossa formação espiritual. Assim, fortaleceremos a nossa fé e estaremos caminhando conforme os preceitos do Deus Altíssimo.” Frisou o sacerdote.

Após a Santa Missa, músicos do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense realizaram uma breve apresentação com composições de sucesso da cultura popular pernambucana.

O novenário da Excelsa Padroeira Sant’Ana prosseguirá hoje com a Recitação do Santo Terço, Novena e Celebração Eucarística presidida pelo Pe. André Carlos, pároco da Paróquia de São José, Surubim.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário