sábado, 27 de julho de 2013

Missa Solene da Festa da Excelsa Padroeira Sant’Ana

Após nove dias de celebrações em preparação para a grandiosa festa, celebramos jubilosos na manhã de ontem, 26, a Missa Solene da Festa da Excelsa Padroeira Sant’Ana. Em intensa sintonia com a Jornada Mundial da Juventude, na presença do Santo Padre o Papa Francisco, concluímos parcialmente a temática: “Juventude, Fé e Vida”, que norteou as pregações vivenciadas no decorrer do novenário.


O dia festivo foi aberto pela tradicional alvorada entoada pelos músicos do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense, que às 05h00 despertaram os munícipes ao som do hino da nossa excelsa padroeira.

A Missa Solene, realizada na Igreja Matriz de Sant’Ana (às 10h00), marcou o encerramento litúrgico da festa, como também o dia dedicado a todos os avós. Eles (os avós) que desempenham um papel importantíssimo na constituição familiar.

Após saudar os devotos de Sant’Ana e os demais sacerdotes que concelebraram a solenidade (Pe. Elias, Pe. Jorge, Pe. Vanduy e Pe. Pedro), o presidente da celebração, Pe. José Nivaldo, pároco da Paróquia de Nossa Senhora da Apresentação de Limoeiro, falou aos fiéis presentes sobre o testemunho de vida dos avós maternos de Jesus Cristo, Sant'Ana e São Joaquim.

Lisonjeado pelo convite e encantado com a organização pastoral da nossa paróquia, Pe. José Nivaldo ressaltou os valores transmitidos por Ana e Joaquim na formação moral e espiritual da predestinada de Deus, Maria Santíssima.

“No século II, no meio oriental, já existia uma devoção à Sant’Ana. São Joaquim veio tempo depois. Sabemos que no Evangelho não encontramos referências aos avós de Jesus, porém, Maria não nasceu por acaso. Maria nasceu numa família que soube prepará-la para ser a principal colaboradora de Deus na missão de gerar o Messias. Joaquim e Ana originaram aquela que receberia de Deus a graça tão aguardada por todos, que se ofereceu em plenitude como serva e propriedade do Senhor. Deus na sua infinita misericórdia enxergou através da devoção de Joaquim e Ana, a expectativa da chegada do Messias. Apesar da infertilidade e da idade avançada, Deus fez cumprir neles o traçar do seu projeto salvífico com o nascimento de Maria, aquela que seria o receptáculo do Espírito Santo. Os avós, que ora também celebramos, devem tomá-los como exemplos plenos de vidas consagradas ao Senhor. Assim, saberão acolher de fato suas gerações que se perpetuam dentro dos ensinamentos transmitidos pelo Sagrado Evangelho.” Ressaltou o sacerdote.

Após a solenidade, uma bênção especial foi concedida pelo nosso pároco, Pe. Elias Roque, a todos os avós da nossa comunidade paroquial representados pelos membros do Grupo Sempre Viva, grupo da “melhor idade” do município de Bom Jardim.

No ensejo festivo, a solenidade foi brindada com uma belíssima decoração do altar principal patrocinada pelos familiares da saudosa Maria Madalena Barbosa, conhecida popularmente como “Lia da Bomba”.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário