segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Missa de São Brás conclui ciclo de celebrações em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião

Após celebrar a tradicional Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, os fiéis bonjardinenses se reuniram na noite da última segunda-feira, 3, para celebrar a memória do santo que nasceu na Armênia, foi médico e depois Bispo de Sebaste, onde foi preso e sofreu muitas chantagens para que renunciasse à fé. Mas por amor a Cristo e à Igreja, preferiu renunciar à própria vida.


São Brás é venerado no Oriente e Ocidente com a mesma intensidade ao longo de séculos e, até hoje, mães aflitas recorrem à sua intercessão quando um filho se engasga ou apresenta problemas de garganta. A bênção de São Brás é procurada principalmente por quem tem problemas nesta parte do corpo, e é ministrada em muitas igrejas do mundo cristão.

É considerado protetor da garganta porque consta que uma mãe aflita jogou-se aos seus pés pedindo que socorresse o filho, que agonizava engasgado com uma espinha de peixe atravessada. O santo rezou, fez o sinal da cruz sobre o menino e este se levantou milagrosa e imediatamente como se nada lhe tivesse acontecido.

Naqueles anos de grandes perseguições aos cristãos, muitos eram torturados e mortos na mão dos poderosos pagãos. Brás abandonou o bispado e se protegeu na caverna de uma montanha isolada e mesmo assim, depois de descoberto e capturado, morreu em testemunho de sua fé sob as ordens do imperador Licínio, em 316.

A solenidade, conhecida entre os fiéis como “Missa da Garganta”, também marcou a passagem da Bandeira para os novos guardiões, juízes da 89ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, o casal Marcelo Pereira Bandeira e Cleonice Albertina Bandeira.

Os juízes do ano vigente, o casal Jonathas Miguel Arruda Barbosa e Erivânia Maria Ribeiro Barbosa, se fizeram presentes para efetuar a entrega da Bandeira, incumbindo os novos juízes a responsabilidade de darem prosseguimento aos festejos em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião, no próximo ano.

Ao conduzir a transferência da Bandeira para os novos guardiões, Pe. Elias Roque, presidente da celebração, salientou a importância simbólica do ato como gesto de perpetuação da promessa fortalecida pela Senhora Otília Engrácia de Oliveira (Tila), em virtude do livramento da Peste Bubônica que assolava toda região, no ano de 1926.

“A nova família, guardiã da Bandeira, terá a responsabilidade de zelar pela continuação desta belíssima festividade, que há 88 anos revigora a fé do povo bonjardinense. Aos novos juízes, desejo muita fé e perseverança, para que em 2015 possamos celebrar, com grande júbilo, a 89ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião.” Salientou o nosso pároco.

A Missa de São Brás é conhecida por concluir o ciclo de celebrações em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião, com a tradicional Bênção da Garganta e Entrega da Bandeira aos juízes do próximo ano.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário