quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Umari em festa: Comunidade celebra Festa de Nossa Senhora de Lourdes

O dia chuvoso não desanimou os fiéis da Comunidade de Umari, que jubilosos participaram na tarde de ontem, 11, do encerramento solene da 23ª Festa de Nossa Senhora de Lourdes. Uma procissão, saindo da residência do juiz do andor, o Sr. Leandro de Lima Araújo Barbosa (Lehandro Decorações), rumo à Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, abriu as comemorações em homenagem à Virgem de Lourdes, concluídas com a Santa Missa, presidida pelo Pe. Expedito Claudino, pároco da Paróquia de São Sebastião (Orocó - PE).


Após enfrentar 712 km de viagem até o distrito de Umari, Pe. Expedito foi acolhido com júbilo pelos habitantes da localidade, que identificados com o irreverente testemunho do sacerdote, acompanharam atentos a sua catequese, pautada oportunamente nas relações do cotidiano familiar.

Durante homilia, ao elucidar sobre a importância do Sacramento do Batismo, Pe. Expedito foi categórico ao afirmar que ‘o católico que tem vergonha da sua fé, está desonrando o compromisso cristão assumido através do Batismo’, e que, também pela ação do Batismo, ‘somos templos vivos do Espírito Santo, consequentemente, igrejas ambulantes’.

“A fé é o sopro de Deus na vida da humanidade. Humanidade que vive fragilizada pelas ruínas do pecado. Somos falhos, fracos, e necessitamos diariamente da misericórdia de Deus. No Batismo assumimos o propósito do Senhor como meta salutar de uma vida plenamente consagrada. E é este precioso sacramento que nos propõe uma postura missionária, a exemplo do próprio Jesus Cristo, que é a fonte primordial da nossa fé. Não se sintam intimidados de exercerem a sua fé. Pelo contrário, rejubilem no Senhor! Pois é esta a atitude que Ele espera de nós.” Elucidou o sacerdote.

Por fim, representando toda a comunidade católica de Umari, a paroquiana Maria de Jesus, durante discurso de encerramento, externou a gratidão comunitária aos que colaboraram para o bom êxito da 23ª Festa de Nossa Senhora de Lourdes.

Entre as inúmeras invocações a Virgem Maria, existem aquelas ligadas ao lugar onde seu culto foi iniciado ou onde ocorreram suas aparições. A invocação a Nossa Senhora de Lourdes está incluída nesta última categoria. Na então aldeia de Lourdes, região francesa dos Altos Pirineus, em 11 de fevereiro de 1858, a jovem Bernadette Soubirous, indo apanhar lenha às margens do rio Gave, viu na reentrância de um rochedo, pela primeira vez, a Virgem Maria. Essa primeira aparição foi seguida de outras 17. Em uma das aparições, a Virgem pediu que ali se construísse uma igreja; em outra ocasião, fez brotar, na rocha, por meio das mãos de Bernadette, fonte de água cristalina e considerada milagrosa, que ali corre desde então. As curas obtidas através do uso da água levaram, em 1862, o bispo de Tarbes a autorizar o culto a Nossa Senhora de Lourdes. O Santuário de Lourdes é um dos mais importantes centros de peregrinação da Cristandade Católica. (Memorial da Arquidiocese de Belo Horizonte)


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Por favor quero saber os horários de missa no sábado(30-01-16) e domingo(31-01-16) na gruta de Nossa Senhora de Lourdes no Umari. Aguardo reposta com URGÊNCIA

    ResponderExcluir