domingo, 2 de fevereiro de 2014

Procissão de São Cristóvão reúne centenas de veículos na última noite do novenário em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião

Centenas de veículos superlotaram as ruas do município de Bom Jardim na noite de ontem, 1º de fevereiro, dentro das celebrações da 88ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, num belíssimo cortejo em homenagem ao santo patrono dos motoristas e viajantes, São Cristóvão.


Nascido na Palestina e feito mártir no ano de 250 na Lícia, Cristóvão cresceu no meio pagão; e devido à vantajosa altura e força entregou-se ao serviço militar. Em sua busca de servir ao soberano mais poderoso, mudou de muitos senhores, e mais distante foi ao encontro do autêntico Soberano. Quando Cristóvão procurou servir ao Rei dos reis, providencialmente foi instruído por um cristão eremita, que lhe indicou o caminho da oração, meditação da Palavra e penitência. Cristovão vendo sua limitação em praticar o anúncio do Reino oralmente, preferiu abraçar o serviço da caridade atravessando as pessoas de uma margem à outra. Em meio as suas ações, tomou nos ombros um leve menino o qual começou a pesar tanto que precisou apoiar-se num cajado para atravessá-lo. A partir deste fato, mudou seu nome para Cristovão, pois ao suspirar quanto ao peso que parecia o Mundo, ouviu do menino sorridente: “Muito mais do que o mundo inteiro: tu carregaste o Senhor do Mundo. Sou Jesus a quem tu serves.”. (“Santos e Heróis do Povo”, Cardeal Arns, Edições Paulinas - cancaonova.com - Adaptação: Bruno Araújo)

A noite festiva, patrocinada pela Família Sids, Juíza do Andor de São Cristóvão, conferiu aos mais de trezentos e setenta condutores e seus respectivos automóveis, além dos motociclistas, uma bênção especial concedida pelo nosso pároco, Pe. Elias Roque, que aspergiu todos os veículos auxiliado pelo Seminarista Anthony Queiroz.

Em caráter formativo, durante a homilia que marcou a última noite de reflexão do novenário em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião, o nosso pároco direcionou parte de seu discurso aos condutores de veículos, para que guiem conforme determina a Legislação de Trânsito.

“Devemos guiar nossos veículos com a mais absoluta jurisprudência, cientes de que estamos lidando com vidas. Trânsito também é lugar da prática cristã da generosidade, caridade, paciência... Também deve ser reflexo de amor e respeito ao próximo.” Frisou o nosso pároco, presidente da celebração.

A animação ficou por conta do Ministério de Louvor Dom Bosco, da cidade de Vicência, Pernambuco, que conduziu majestosamente toda a solenidade dedicada aos motoristas e motoqueiros, na última noite do novenário em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário