segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Missa Solene da 88ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião

A Liturgia Dominical ganhou um sentido a mais para os fiéis bonjardinenses, que jubilosos participaram na manhã de ontem, 2, da Missa Solene da 88ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião. Em intensa sintonia com a proposta tema da 51ª Assembleia Geral da CNBB, “Comunidade de Comunidades: Uma nova Paróquia”, que norteou as pregações e instruiu os fiéis sobre a questão paroquial ao longo de todo o novenário, a Missa Solene concluiu liturgicamente os festejos em honra ao Glorioso Mártir São Sebastião do ano vigente, revigorando o ardor devocional dos fiéis que ano a ano celebram o nosso co-padroeiro, São Sebastião.


A maior festa religiosa de Bom Jardim, a Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, é resultado de uma promessa fortalecida pela Senhora Otília Engrácia de Oliveira (Tila), em virtude do livramento da Peste Bubônica que assolava toda região. A tradicional novena é mantida desde o ano de 1926, sempre reunindo um grande número de fiéis que jubilosos celebram essa belíssima tradição, renovada anualmente.

A solenidade, patrocinada pela Ilmª. Srª. Ana Aleixo Salvador (Santaninha) e Família, Juízes do Altar de São Sebastião, encantou pela singeleza litúrgica e pelo requinte da decoração do Altar de São Sebastião, resultado de toda uma madrugada de trabalho e dedicação certamente recompensados pelos inúmeros elogios oriundos dos que frequentaram a capela.

A 'escolha de uma vivência mais santa' foi o que inspirou as sábias palavras do nosso pároco, Pe. Elias Roque, presidente da celebração, que durante homilia utilizou oportunamente do exemplo de fidelidade de Sebastião para elucidar aos fiéis sobre a decisão de optar pelo Reino de Deus.

“Na vida tudo é uma questão de escolha. Ou optamos pela verdade, ou preferimos permanecer na sombra da mentira. Devemos escolher a quem vamos servir, Deus ou o demônio! Preferir a Deus é assumir o compromisso de anunciar o Seu Reino aos povos, submetendo-se aos percalços que venham provar a nossa fé, e como fez Sebastião, dispor até mesmo a nossa própria vida a favor do Evangelho de Cristo. É preciso abdicar do pecado para alcançar de Deus a salvação. Sebastião escolheu a Jesus Cristo, e nós? Que através do exemplo fidedigno de São Sebastião, mereçamos também alcançar a salvação em Jesus Cristo.” Elucidou Pe. Elias Roque.

A Missa Solene da 88ª Festa do Glorioso Mártir São Sebastião, animada pelo ministério unificado da nossa paróquia, como também pelos músicos do Grêmio Lítero Musical Bonjardinense, reuniu paroquianos de diversas localidades do município, religiosos e religiosas, visitantes e espectadores da manifestação devocional dos católicos bonjardinenses.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário