sexta-feira, 24 de abril de 2015

Festa de São Jorge reúne centenas de devotos na Comunidade da Vila Noelândia, em Bom Jardim

Promessa vira tradição entre os fiéis e se confirma como evento do calendário religioso bonjardinense

No dia 23 de abril, a Igreja celebra a memória daquele que viveu sob o senhorio de Cristo e testemunhou o amor a Deus e ao próximo, São Jorge. Na Comunidade da Vila Noelândia, município de Bom Jardim, Agreste de Pernambuco, a solenidade em honra ao “santo guerreiro” teve início na residência da Sra. Carminha Salviano (às 19h00), com procissão percorrendo as principais ruas da cidade, rumo à residência da Sra. Ana Flora; local onde aconteceu a Santa Missa, presidida pelo Pe. Elias Roque (Pároco).


A celebração, animada pelo Coral do Grupo Terço dos Homens, é resultado de uma promessa mantida pela Sra. Ana Flora, e reúne tradicionalmente os fiéis bonjardinenses num clima de fé, louvor e devoção ao grande mártir do ano 303 da era cristã.


São Jorge não queria estar a serviço de um império perseguidor e opressor dos cristãos, que era contra o amor e a verdade. Foi perseguido, preso e ameaçado. Tudo isso com o objetivo de fazê-lo renunciar ao seu amor por Jesus Cristo. São Jorge, por fim, renunciou à própria vida e acabou sendo martirizado. (Canção Nova – Santo do Dia)


Segundo Pe. Elias Roque, o testemunho cristão exercido por São Jorge nos transmite a coragem necessária para lutarmos contra qualquer adversidade que atente contra nossa fé.

“No mundo contemporâneo, a perseguição aos cristãos está se tornando algo cada vez mais comum. Grupos extremistas e seus abomináveis requintes de crueldade, estão tentando silenciar a voz daqueles que seguem e testemunham a única e verdadeira ‘libertação’, Jesus Cristo. Será que nós, assim como aqueles cristãos coptas egípcios, mortos pelo Estado Islâmico, estamos dispostos a seguir Jesus Cristo até as últimas consequências? Que São Jorge, com o seu intrépido testemunho de luta e perseverança, nos confira forças para lutarmos em defesa da nossa fé”, frisou o Pároco.


A festividade, tradicionalmente celebrada no dia 23 de abril, dia de São Jorge, ao longo dos anos de sua realização vem se afirmando como evento do calendário religioso bonjardinense, fortalecendo ainda mais a fé e preservando as tradições religiosas existentes no município.


Por Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana – http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário