terça-feira, 25 de junho de 2013

26ª Tradicional Festa de São João Batista

A Comunidade da Vila Noelândia celebrou ontem, 24, a 26ª Tradicional Festa de São João Batista. No ensejo festivo, houve Celebração Eucarística, procissão, queima da fogueira e girândola em homenagem ao santo padroeiro da localidade.

A festa de São João Batista é, além do Natal, a única celebração da natividade de um santo. João, por sua importância na história do Messias, recebeu da Igreja a homenagem de ter seu nascimento também comemorado, tal qual Jesus Cristo. Homem de profunda oração, João Batista pregava o batismo para a remissão dos pecados e, assim, nas águas do Rio Jordão, batizava seus seguidores aos quais conclamava à conversão.


A festa dedicada ao “Precursor do Messias” em nossa comunidade paroquial iniciou às 18h00 com a Santa Missa na Capela de São João Batista presidida pelo nosso pároco, Pe. Elias Roque, concelebrada com o vigário paroquial, Pe. Jorge Sousa.

Durante homilia, Pe. Elias Roque destacou o vigoroso testemunho de João Batista na missão de anunciar a chegada do Messias e de denunciar com rigor as injustiças dos poderosos.

“A vida de João Batista foi marcada pela constante luta contra as injustiças da época. Pregava incessantemente a chegada Daquele que viria para remir o mundo do pecado. Foi ríspido e intolerante às devassidões dos poderosos que massacravam o povo com seu autoritarismo exacerbado. É esse modelo de fidelidade cristã que ora celebramos, que devemos tomar como meta. Para que assim como João Batista, sejamos totalmente contra o pecado e qualquer tipo de injustiça que contradiga os mandamentos de Deus.” Ressaltou o nosso pároco.

Após a Santa Missa, os fiéis saíram em procissão conduzindo a imagem de São João Batista pelas principais ruas da cidade, fazendo o contorno na Praça de São Sebastião, centro, retornando ao ponto de partida para a realização da bênção e queima da grandiosa fogueira.


Matéria: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário