quinta-feira, 13 de junho de 2013

Dia de Santo Antônio

Celebramos ontem, 12, a memória de um dos santos mais populares da Igreja, Santo Antônio. Venerado pela vivência e pregação do Evangelho, Santo Antônio é conhecido por sua humildade e dedicação aos pobres e desamparados, bem como recomenda os preceitos da Igreja. Cercado pelas tradições populares, principalmente no nordeste brasileiro, o santo é recordado através de missas, novenas, fogueiras, festejos, dentre outras manifestações devotivas. Além de um exímio missionário de Cristo, Antônio tem fama de casamenteiro por ajudar moças na arrecadação de dinheiro para o casamento.


A solenidade realizada ontem na Igreja Matriz de Sant’Ana em ação de graças ao Dia dos Namorados contou com a presença dos casais, devotos e familiares de Juarez Barbosa da Silva, sétimo dia do seu falecimento. Na ocasião, Pe. Elias Roque abençoou os casais presentes na celebração e confirmou os votos de noivado do casal Wagner e Lillyane.

“O mundo contemporâneo insiste em corromper os valores sagrados do matrimônio. A sexualidade cada vez mais vulgarizada transgride da sua real finalidade e distorce totalmente os princípios de como conduzir um autêntico relacionamento amoroso. Nossos corpos são templos vivos do Espírito Santo, devemos conservá-los longe da promiscuidade que o mundo impõe. A castidade entre os namorados não é algo careta como a juventude costuma classificar. É algo santo de extrema importância para a integridade física e psicológica do indivíduo que almeja um relacionamento sólido e duradouro.” Frisou o nosso pároco durante homilia.

No término da celebração foram distribuídos os tradicionais “Pães de Santo Antônio”, alimento símbolo de um ano farto e próspero para os fiéis.

As festividades dedicadas ao “santo casamenteiro” em nossa paróquia continuam hoje, 13, com missa e procissão na Comunidade de Lagoa Comprida, às 16h00, na Capela de Santo Antônio. Todos estão convidados.


Matéria: Bruno Araújo / Pastoral da Comunicação da Paróquia de Sant’Ana - http://matrizdesantana.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário